Professora Adriana no Semeando 2010


A professora Adriana Monteiro Terra, foi uma das vencedoras do Programa Semeando: Integração campo-cidade 2010. A conquista do título “Melhores experiências pedagógicas, categoria A”, se deu por meio do trabalho desenvolvido na Escola Municipal Arlindo Silveira, do município de Alfenas/MG. Por meio deste espaço de divulgação, dos trabalhos da Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira, toda a equipe da instituição, sejam os da área pedagógica, do apoio técnico e dos auxiliares de serviços, cumprimentam e parabenizam a professora Adriana Monteiro Terra, pelo trabalho desenvolvido, pela classificação conquistada no programa e pelo destaque técnico de tudo o que desenvolve. Aos nossos leitores, gostaríamos de reforçar, que a professora Adriana Monteiro Terra, também soma no casting de nossa unidade de ensino, e é um dos grandes nomes confirmados pra 2011. A Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira não somente tem um ensino voltado para a qualidade, como também conta com uma equipe de trabalho, reconhecida em toda Minas Gerais.

Abaixo a integra da matéria de divulgação do projeto: “Rural e Urbano: caminhos que se complementam.
   

A partir do pressuposto que “a escola, como instituição formadora de cidadãos comprometidos, deve trabalhar conteúdos significativos e relacionados com suas realidades”, a professora Adriana Monteiro Terra viu no tema do Programa Semeando 2010 uma grande oportunidade de trabalhar a compreensão das interdependências entre o campo e a cidade, considerando o contexto no qual está inserida sua escola.

Com uma proposta reflexiva sobre o uso dos recursos naturais, a professora desenvolveu atividades diversificadas, como leitura e produção de textos, pesquisas e elaboração e interpretação de gráficos e tabelas. Organizou também um debate sobre as implicações da exploração do meio ambiente, socializando os resultados através de relatório.

A partir dos conhecimentos prévios dos alunos, a professora desenvolveu atividades que favoreceram a percepção crítica na caracterização dos ambientes rural e urbano, evidenciando as facilidades e dificuldades que cada uma dessas realidades apresenta.


A escola onde trabalha a professora Adriana Terra é rural e por este motivo as crianças precisavam conhecer melhor o ambiente urbano. Fizera uma visita à cidade e, na oportunidade, investigaram a cadeia produtiva de alguns alimentos, identificando a relação campo-cidade.

Outra importante iniciativa foi à realização de entrevistas com produtores rurais que vivenciaram a agricultura em diferentes épocas. Durante a entrevista, foram discutidas e comparadas técnicas agrícolas, modos de cultivo e a diversidade das propriedades rurais.

Por se tratar de uma região cafeeira, o café foi também tema de discussão e pesquisa. Através de palestras técnicas, os alunos aprenderam os cuidados necessários ao plantio e investigaram os aspectos relativos à preservação do ambiente. Em visita a uma fazenda de café, observou-se, na prática, o aprendizado adquirido.


As atividades foram desenvolvidas de forma crítica e prazerosa. O relato da professora revela o grande entusiasmo dos alunos, fato que ela atribuiu à proximidade do tema do Programa Semeando da realidade dos alunos, que são, em sua maioria, filhos de agricultores. Percebe-se ainda, nessa proposta, a intenção de provocar mudanças nas concepções e posturas, ampliando os conhecimentos e resgatando valores.

Texto extraído, da revista de divulgação: “Programa Semeando: integração campo-cidade – Melhores desenhos, redações e experiências pedagógicas 2010, Melhores experiências pedagógicas, categoria A, I e II ciclos e educação especial, página 71.

Projeto de recuperação contínua


 
O projeto de recuperação abrange e preocupa em atender as dificuldades dos alunos, com o objetivo  de  que dominem informações, descubram conhecimentos e valores, que despertem  interesse em aprender a argumentar  e, a compreender  através de atividades desafiadoras, propositoras e que estimulem   descobertas  que os envolva em condições  de espectador, em busca de um papel dinâmico de protagonista de seu processo de crescimento, construção de  conhecimentos  transdisciplinares   na  qual  a aprendizagem é construir fazendo (teoria  e  prática).

O projeto  prioriza  qualidade  e não  quantidade, permitindo a filtração e organização   verdadeira de informações contemporâneas e, que os ajude a estruturar seus pensamentos em situações de aprendizagem,  aprendendo não só para  enxergar o mundo, mas um  olhar que se aperfeiçoe no falar e na sutileza,   para as descobertas  e assim movimentar com segurança no agir do dia a dia.   
 

Dessa forma e possível que registrem fatos, argumentos que levem discutir e contextualizar  os instrumentos de compreensão  para melhor viver a vida e usá-los  para o além   do dia  seguinte. Os resultados foram satisfatórios, cada um de seu modo progrediu nos seus limites. A aprendizagem integral os estimulou na teoria e na pratica, num  espaço  lúdico e cognitivo, instigando as competências e habilidades individuais.                                                                                                          

A emoção no fim de ano



Fim de ano, e despedida dos alunos dos 5° anos. A professora Selma Pereira Sales Rodrigues desenvolveu uma peça teatral, junto com alunos do 5° ano da professora Elvira. Depois da dramatização, houve a declamação conjunta de um poema, escrito pelos próprios alunos, durante as aulas de biblioteca. Ao fim a despedida dos alunos, a todos os funcionários da instituição, com votos de um feliz 2011, e como diria o rei, “são tantas emoções”.

Premiação aos maiores leitores



Na Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira o incentivo à leitura não para. Finalizando o ano letivo, a professora Selma Pereira Sales Rodrigues, premiou um aluno de cada sala, que no decorrer do ano leu o maior número de livros. Os alunos premiados ficaram radiantes.

Alunos do 4° ano homenageiam bibliotecária


 
Alunos do 4° da professora Anésia produziram um livro de reconto de fábulas e homenageou a professora da biblioteca Selma Pereira Sales Rodrigues.

Na produção do livro houve integração alunos e aulas de vídeo através do site do Sistema Aprende Brasil, do grupo Positivo de Educação, onde os alunos assistiam as fábulas e em sala de aula junto com a professora faziam o reconto oral e posteriormente por escrito.

Para finalizar, na montagem do livro fizeram a capa e contracapa, a dedicação e o sumário do livro. E finalmente entregaram o livro a bibliotecária.

Formação: Projeto de Informática Educativa


No dia 06 de Outubro de 2010, no período da manhã, aconteceu o segundo encontro da qualificação I, do Projeto de Informática Educativa de Alterosa - MG.

Participaram do encontro os dinamizadores do PIE de Alterosa e a assessoria em informática educativa, representada pela Assessora Cristina Pereira Chagas.

Atividades realizadas:
- Retomada do Projeto de Informática Educativa;
- Cadastro e atualização de email dos dinamizadores;
- Criação de Blogs para as escolas do município.
Ao final os dinamizadores acessaram os blogs das escolas e postaram comentários nos mesmos.

É válido lembrar, que cada encontro é registrado no blog: http://blog1.aprendebrasil.com.br/pie_alterosa

Democracia no nome da biblioteca



Aproveitando a reta final das eleições, a bibliotecária Selma Pereira Sales Rodrigues promoveu, no dia 29 de setembro, uma votação para a escolha do nome da biblioteca da escola.

Tal atividade contou com a colaboração dos professores, que sugeriram, primeiramente, nomes de alguns escritores, nos quais se destacaram: Cora Coralina, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Victor Hugo, Machado de Assis e Manuel Bandeira.

Para que os alunos tivessem conhecimento da vida e obra de tais escritores, foi lida a biografia de cada um.

Por meio desta atividade, as crianças tiveram a experiência de como era realizada a votação antigamente, pois esse processo acontecia através das cédulas de papel. Elas receberam uma cédula onde marcariam um X no nome do escritor, que mais lhe agradasse e, logo em seguida, dobrariam a cédula, depositando na urna o seu voto.

Os alunos participaram com grande interesse deste ato democrático. 


Após o término da votação foi feita a contagem dos votos, sendo Vinícius de Moraes, o vencedor.

Formação continuada da equipe pedagogica


Toda instituição necessita contar com profissionais bem preparados  e  atualizados. Portanto, uma vez por mês toda equipe pedagógica da Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira, sob coordenação da pedagoga Lucília Maria Alves, realiza momentos (quatro horas ) para estudar refletir e discutir sobre a prática pedagógica.

Os temas abordados e mais relevantes são:
-Legislação pertinente à Educação – LDB;
-Resolução 1086 de 16/04/2008 ; que institui o Ensino Fundamental de Nove Anos;
-Cadernos do CEALE – (CENTRO DE ALFABETIZAÇÂO , LEITURA E ESCRITA);
-Guias do Alfabetizador ;
-Boletim  Pedagógico ;
Artigos Específicos em Educação;
-Filmes Educativos da TV Escola :
-Alfabetização e Letramento : os  desafios contemporâneos ;
-O que é ser alfabetizado e letrado ?
-Para Ser Cidadão da Cultura  Letrada


Para Piaget,  toda teoria é constituída num cenário cultural , nunca por um teórico individual .A teoria  é o produto de estudos de educadores comprometidos com o seu trabalho ,das  suas reflexões e experiências.

Visita: Alunos do 2° na horta comunitária


Com um trabalho de conscientização sobre educação ambiental e a importância de uma alimentação saudável à base de produtos orgânicos, a professora Sirlene levou os alunos do 2° ano, na horta comunitária. Lá por meio da observação e entrevistas com os funcionários, os alunos conheceram, como é processo de formação de mudas, de plantio, os cuidados, para que os alimentos se desenvolvam de modo saudável, além da colheita e do preparo.

Projeto: Tecnologia a serviço da democracia



Em ano eleitoral a Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira, de Alterosa investiu no conceito e na prática de democracia. Em sala, os professores trabalharam através de projetos a importância do voto e as funções de cada cargo eletivo. O professor de informática Aldieres Welington Batista levou para o laboratório, a temática tecnologia a serviço da democracia, onde os alunos tomaram conhecimento, que o software projetado, para uso das urnas eletrônicas, utiliza o sistema de código aberto, representando economia aos cofres públicos. Foi trabalhado neste projeto, que nessas eleições de 2.010, algumas cidades brasileiras farão o uso da biometria, que representa a votação por meio da impressão digital do eleitor, sendo a garantia de maior transparência e segurança na identificação da pessoa que esta votando. O uso da biometria é  mais uma inovação que esta sendo implantada no moderno sistema eleitoral brasileiro. Como parte pratica do projeto, os alunos da escola participaram de uma simulação educativa de votação. Daiane Cristina dos Santos, Yara Fernandes Cabral e Rafael Rodrigues Prado técnicos do Cartório Eleitoral de Areado, orientaram com relação ao uso da urna eletrônica. A escola ainda apresentará aos estudantes um vídeo institucional promovido pelo Superior Tribunal Eleitoral de Minas Gerais, no intuito de reforçar as informações adquiridas. Para a diretora Andréia Helena Rocha projetos como estes desenvolvidos, eleva o exercício da cidadania, o acesso a outras plataformas de conhecimentos, garantindo o progresso social por meio de uma educação de qualidade.



Cívismo no 07 de setembro


7 de setembro – Independência do Brasil.

Uma data marcante para a História do nosso país, realmente não pode passar despercebida frente as nossas crianças e aos nossos jovens, futuros cidadãos.

Assim, a escola como promotora de saberes deve proporcionar a seus alunos diversos conhecimentos a cerca dos temas cívicos tão esquecidos nos dias atuais.


Nossa escola participou das apresentações referentes ao dia 7 de setembro cantando o Hino da Independência.

E, os alunos do 4° ano em estudo de diversos gêneros textuais, produziram poemas demonstrando seu amor pela pátria, como exemplo dos alunos: Henrique de Paula Corrêa Souza e Thiago de Ávila Martins.

Poema: Coração verde e amarelo
Autor: Henrique de Paula Corrêa Souza

Apresento meu Brasil
Brasil verde e amarelo
Com paisagens maravilhosas
E grandeza de amor eterno

Eu amo meu Brasil
Brasil de Inspiração
Com tanta beleza assim
Me orgulho desta nação

Existem várias belezas
Belezas que não têm iguais
Vamos agora conhecer
As belezas nacionais

Temos o pão de açúcar
Uma de nossas belezas
Com o sol iluminando
Abençoando a natureza

Temos o Rio São Francisco
Com suas águas transparentes
Trazendo muita fartura
E alegrando toda gente

Temos nossas matas
Mais uma de nossas belezas
Que protege os animais
Da força da natureza

Temos que proteger,
Proteger a natureza
Se o homem não muda
Destruiremos nossas riquezas

Agradeço sempre a Deus
Por tanta perfeição
Esse é o meu Brasil
Que mora em meu coração


Poema: As maravilhas do nosso Brasil
Autor: Thiago de Ávila Martins

Que maravilha de natureza
Expandindo sua beleza
E com alegria que vivo neste país tropical
Terra do carnaval

Amazônia coração da nossa nação
Onde há verde, água e população
Onde correm os rios
E passam navios

Que lindo ver a primavera florida
Deixando a natureza colorida
Como é bom ver o litoral
E o imenso Pantanal

Exposição: Alunos do 4° ano e o folclore


Em 22 de agosto é comemorado o dia internacional do folclore. A magia das histórias, dos “causos”, das lendas, das músicas, das parlendas, dos jogos e dos brinquedos, foi inserida no conteúdo curricular dos docentes, durante uma quinzena. Os alunos do 4° ano da professora Adriana Monteiro Terra, documentaram várias das atividades propostas na reunião pedagógica. Além de compreenderem o conceito e as identificações das variadas manifestações culturais, os alunos promoveram uma exposição de todo o trabalho, dentro da própria sala, e várias turmas da escola foi conferir a exposição. 

PROERD na escola



O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD – já soma mais de um milhão de crianças atendidas. Na Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira, o cabo Valdemir, do 48° batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais é quem vai desenvolver as 10 lições propostas, que ensinam as crianças como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania. O PROERD é baseado no Projeto D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), implantando em Los Angeles nos Estados Unidos da América, em 1983, e presente em mais de 58 países. No Brasil o programa foi implantando em 1998. Pesquisa cientifica comprovam a eficácia do trabalho, na redução da violência e no uso indevido de drogas entre os jovens. 


Administração: Educação recebe uniforme gratis



A administração da prefeitura de Alterosa assumiu o compromisso de uniformizar todos os setores da instituição. Nesta semana o prefeito Marcelo Nunes de Sousa entregou os uniformes da educação. Todos os alunos da rede municipal ganharam duas camisetas. Uma com mangas e outra regata na cor branca. Já os educadores ganharam camiseta com manga na cor azul e um jaleco na cor cinza. Por sua vez os demais colaboradores da escola ganharam duas camisetas de manga na cor verde. A secretária de educação Maria Aparecida Silva também esteve presente reforçando o cumprimento do compromisso da administração com a educação, que é à base de formação dos cidadãos e a garantia do desenvolvimento de Alterosa.

Teatro: A Branca de Neve e os sete anões



Diante dos avanços ao qual nossa sociedade vive a escola também deve levar seus alunos a compreenderem estes avanços como parte do desenvolvimento prático e cognitivo.


A leitura é de grande importância, pois ao desenvolver o gosto pela leitura, os alunos são inseridos na construção do seu processo de aprendizagem.


O nível de leitura exigido atualmente é diferente daquele de poucos anos atrás. O leitor de hoje deve ser ativo, ou seja, ele precisa interagir com o texto, desenvolver sua oralidade, ampliando sua forma de comunicação. Por isso, a importância da dramatização para esse desenvolvimento.


Ao trabalhar os contos clássicos, os alunos são agentes construtores de o seu aprender, tendo a liberdade de participar das atividades de leitura, escrita e também da arte.

A profissão de motorista escolar



Os alunos do 2° ano das professoras Eunice e Sirlene entrevistaram no dia 14 de maio, o motorista do transporte escolar da prefeitura de Alterosa, Sr. Milton Fernandes de Souza, 45 anos e 21 anos de serviços, no intuito de prestar uma homenagem a todos que com seu trabalho colaboram para melhorar a vida e o bem estar da humanidade.

Todo trabalho é dignificante, por mais modesto que seja, pois, como um ser humano depende do outro, também as espécies de trabalho estão interligadas, por mais distantes que entre si pareçam.

A sociedade só pode manter-se integrada graças ao trabalho de todos. O trabalho é o elo que une as pessoas.

Alunos do 5° ano no Correios



Como é que as nossas cartas e encomendas chegam ao seu destino? Por que usamos os selos? Quais são os serviços prestados pelos Correios?

Tudo isso e mais um monte de curiosidades tiveram resposta na visita realizada no dia 12 de maio à sede dos Correios aqui no centro da cidade.

A garotada do 5° ano da professora Fábia e Elvira se divertiram e aprenderam um pouco mais sobre esse serviço tão essencial à nossa sociedade.

“Relatório da visita ao Correios

Hoje, minha sala e a da Fábia foram visitar o Correio de Alterosa. Fomos todas em um carro van. Chegamos lá tivemos que esperar um pouco, mas foi rápido. O moço que nos atendeu se chama Hercílio. Ele nos falou que eles entregam 2000 correspondências por dia, ele nos falou também que hoje em dia as pessoas não mandam muitas correspondências, por causa do telefone e da internet.

Lá nos correios têm uma prateleira, que esta com o nome de todas as ruas da cidade e o número, nesta prateleira são colocados as correspondências de cada rua para facilitar as entregas dos carteiros. A diferença entre a carta comum e a carta registrada, é que a carta comum é mais fácil de ser entregada, é só por debaixo da porta ou dentro da caixa, já a carta registrada tem que ter a assinatura da pessoa que recebeu.



Os carteiros falaram que a maior dificuldade que eles passam é com os animais, carros na rua, ou as pessoas demais para ir assinar as correspondências.

Hoje em dia, as pessoas não recebem só cartas mas também roupas, revistas, documentos de carros etc. Não existe só cartas comum e registrada mas também existe o Sedex, que é um tipo de entregar cartas mais rápido.

A carta comum custa R$ 0,70, a registrada para pessoas comuns custa R$ 3,70 já para pessoas de empresas ela custa R$ 3,75, o Sedex custa no mínimo R$ 12,50.”

Alunos do 4° ano na Câmara Municipal


No dia 11 de maio os alunos do 4° ano da professora Adriana Monteiro Terra visitaram a Câmara Municipal de Alterosa. Conheceram o setor administrativo, o gabinete dos vereadores e a galeria com as fotos dos ex-presidentes da casa. No plenário Dr. Jorge Simão, o presidente do legislativo Márcio Antônio de Oliveira Junior (DEM), concedeu uma entrevista aos alunos.

Confira a integra do relatório da entrevista do aluno Thiago de Ávila Martins:

Relatório da visita a Câmara Municipal com entrevista do Presidente Márcio Antônio de Oliveira Junior.

Hoje, dia 11 de maio de 2010, eu e meus colegas fomos à Câmara Municipal entrevistar o presidente, senhor Márcio Antônio de Oliveira Junior, mais conhecido como Marcinho.

Primeiro perguntamos para ele se ele estava grato pelas pessoas que votaram nele, e ele disse que sim, estava grato. Perguntamos também, quem eram os funcionários da Câmara, ele disse: Leila, Danilo, Nilton, Gilberto e Divino. O senhor Márcio nos mostrou a mesa diretora, onde ele e mais dois vereadores ficam, quando acontecem as reuniões.

Ele também nos mostrou a tribuna, usada pelos vereadores e também alguma pessoa que queira falar ou questionar algum projeto.

Um de mês colegas perguntou o que ele fazia na prefeitura, ele respondeu que era motorista de ônibus escolar e, ainda acrescentou que já faz 11 anos.

Ele também nos disse que o primeiro presidente da Câmara era seu tataravô e o último se chama Abimael Moreira Pinto (PSDB).

As reuniões ordinárias da Câmara Municipal acontecem toda segunda-feira às 19 horas e 30 minutos no horário oficial de Brasília. Para maiores informações sobre o legislativo:

Rua São Joaquim, 15 - Centro - 37145-000
Fone/Fax: (35) 3294-1199
site: http://www.cmalterosa.mg.gov.br/
e-mail: secretaria@cmalterosa.mg.gov.br

Alunos do 4° ano na Prefeitura de Alterosa



A segunda-feira, 10 de maio começou agitada no 4° ano. Os alunos visitaram as dependências da prefeitura de Alterosa – MG e realizaram uma entrevista coletiva com o prefeito Marcelo Nunes de Souza.

O trabalho de campo possibilitou aos alunos um entendimento de como funcionam as atividades do executivo. A atividade também foi promotora, para a formação de cidadãos atuantes e críticos. A proposta foi realizada sob orientação da coordenadora pedagógica Lucília Maria Alves e desenvolvido pelo professor em exercício Aldieres Welington Batista. Em classe os alunos foram orientados há produzirem um relatório. O trabalho da aluna Lurrany Nara Ferreira foi o escolhido por apresentar maior concisão e clareza textual.

Segue abaixo o relatório da aluna Lurrany Nara Ferreira:

“Relatório da entrevista com o prefeito de Alterosa Sr. Marcelo Nunes de Souza. 
Relato que na segunda-feira, 10 de maio de 2010, nos fomos na prefeitura, nós vimos fotos de Alterosa, fomos ver a galeria de ex-prefeitos. O primeiro prefeito de Alterosa foi Jorge Simão e o último foi o Lucélio Silva de Souza.

Nós subimos, para a sala do prefeito, lá nós tiramos fotos, depois nos fizemos algumas perguntas, ele disse que queria ser prefeito porque ele ama Alterosa, em frente a rodoviária ele vai construir uma feira  de artesanato, ele quer criar a guarda municipal para a segurança pública, em Alterosa há 14000 habitantes, ele que é o único prefeito que tem o pai que foi prefeito, quando ele soube que era o novo prefeito ele ficou muito feliz, o trabalho dele é administrar a cidade, ele vai arrumar máquinas para arrumar as estradas e dois caminhões para puxar cascalho, ele não gosta muito de viajar e ficar longe da família, depois nós fomos embora.”

Alunos do 4° na URCL e a ETE



Os alunos do 4° ano visitaram no dia 07 de maio, a Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo de Alterosa. Fundada pelo então prefeito Hipólito Martins Faloni, hoje recolhe mais de oito toneladas de lixo em Alterosa, e duas toneladas, no distrito Divino Espírito Santo nos finais de semana. Do lixo recolhido e reciclado no município, boa parte é destinada a São Sebastião do Paraíso. Já os pneus são destinados para a indústria do cimento, e os que possuem arames em sua composição, são derretidos em caldeiras, triturados e usados como piche, para a pavimentação asfáltica. O material hospitalar é enterrado numa vala, para evitar contaminação. Por sua vez o lixo de composição orgânica é utilizado na formação de jardins. O coordenador João Batista de Carvalho ressaltou, que o município implantou o projeto de coleta seletiva, no entanto não há colaboração por parte da população.



Os alunos também conheceram as instalações da Estação de Tratamento de Esgoto. O trabalho realizado pela ETE consiste em remover o material sólido (latas, plásticos, sacos, absorvente, papel higiênicos entre outros), reduzir a demanda bioquímica de oxigênio, exterminar microorganismos patogênicos e reduzir as substâncias químicas indesejáveis. A proposta visa não só a preservação ambiental como também a diminuição da transmissão de doenças infecciosas. No entanto é válido esclarecer, que esta água não é própria para o consumo humano, na grande maioria das vezes são reutilizadas no processo industrial, e também não podem ser jogadas em locais de captação de água, e para isso há rigorosa fiscalização dos órgãos ambientais. Para incentivar os municípios a priorizarem o saneamento básico e as unidades de conservação, a conhecida Lei Robin Hood estabeleceu regras para a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que ficou denominado de ICMS Ecológico. A responsabilidade do cálculo e do Instituto Estadual de Florestas.