A professora Adriana Monteiro Terra, foi uma das vencedoras do Programa Semeando: Integração campo-cidade 2010. A conquista do título “Melhores experiências pedagógicas, categoria A”, se deu por meio do trabalho desenvolvido na Escola Municipal Arlindo Silveira, do município de Alfenas/MG. Por meio deste espaço de divulgação, dos trabalhos da Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira, toda a equipe da instituição, sejam os da área pedagógica, do apoio técnico e dos auxiliares de serviços, cumprimentam e parabenizam a professora Adriana Monteiro Terra, pelo trabalho desenvolvido, pela classificação conquistada no programa e pelo destaque técnico de tudo o que desenvolve. Aos nossos leitores, gostaríamos de reforçar, que a professora Adriana Monteiro Terra, também soma no casting de nossa unidade de ensino, e é um dos grandes nomes confirmados pra 2011. A Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira não somente tem um ensino voltado para a qualidade, como também conta com uma equipe de trabalho, reconhecida em toda Minas Gerais.
Abaixo a integra da matéria de divulgação do projeto: “Rural e Urbano: caminhos que se complementam.
A partir do pressuposto que “a escola, como instituição formadora de cidadãos comprometidos, deve trabalhar conteúdos significativos e relacionados com suas realidades”, a professora Adriana Monteiro Terra viu no tema do Programa Semeando 2010 uma grande oportunidade de trabalhar a compreensão das interdependências entre o campo e a cidade, considerando o contexto no qual está inserida sua escola.
Com uma proposta reflexiva sobre o uso dos recursos naturais, a professora desenvolveu atividades diversificadas, como leitura e produção de textos, pesquisas e elaboração e interpretação de gráficos e tabelas. Organizou também um debate sobre as implicações da exploração do meio ambiente, socializando os resultados através de relatório.
A partir dos conhecimentos prévios dos alunos, a professora desenvolveu atividades que favoreceram a percepção crítica na caracterização dos ambientes rural e urbano, evidenciando as facilidades e dificuldades que cada uma dessas realidades apresenta.
A escola onde trabalha a professora Adriana Terra é rural e por este motivo as crianças precisavam conhecer melhor o ambiente urbano. Fizera uma visita à cidade e, na oportunidade, investigaram a cadeia produtiva de alguns alimentos, identificando a relação campo-cidade.
Outra importante iniciativa foi à realização de entrevistas com produtores rurais que vivenciaram a agricultura em diferentes épocas. Durante a entrevista, foram discutidas e comparadas técnicas agrícolas, modos de cultivo e a diversidade das propriedades rurais.
Por se tratar de uma região cafeeira, o café foi também tema de discussão e pesquisa. Através de palestras técnicas, os alunos aprenderam os cuidados necessários ao plantio e investigaram os aspectos relativos à preservação do ambiente. Em visita a uma fazenda de café, observou-se, na prática, o aprendizado adquirido.
As atividades foram desenvolvidas de forma crítica e prazerosa. O relato da professora revela o grande entusiasmo dos alunos, fato que ela atribuiu à proximidade do tema do Programa Semeando da realidade dos alunos, que são, em sua maioria, filhos de agricultores. Percebe-se ainda, nessa proposta, a intenção de provocar mudanças nas concepções e posturas, ampliando os conhecimentos e resgatando valores.
Texto extraído, da revista de divulgação: “Programa Semeando: integração campo-cidade – Melhores desenhos, redações e experiências pedagógicas 2010, Melhores experiências pedagógicas, categoria A, I e II ciclos e educação especial, página 71.
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