Projeto: Tecnologia a serviço da democracia



Em ano eleitoral a Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira, de Alterosa investiu no conceito e na prática de democracia. Em sala, os professores trabalharam através de projetos a importância do voto e as funções de cada cargo eletivo. O professor de informática Aldieres Welington Batista levou para o laboratório, a temática tecnologia a serviço da democracia, onde os alunos tomaram conhecimento, que o software projetado, para uso das urnas eletrônicas, utiliza o sistema de código aberto, representando economia aos cofres públicos. Foi trabalhado neste projeto, que nessas eleições de 2.010, algumas cidades brasileiras farão o uso da biometria, que representa a votação por meio da impressão digital do eleitor, sendo a garantia de maior transparência e segurança na identificação da pessoa que esta votando. O uso da biometria é  mais uma inovação que esta sendo implantada no moderno sistema eleitoral brasileiro. Como parte pratica do projeto, os alunos da escola participaram de uma simulação educativa de votação. Daiane Cristina dos Santos, Yara Fernandes Cabral e Rafael Rodrigues Prado técnicos do Cartório Eleitoral de Areado, orientaram com relação ao uso da urna eletrônica. A escola ainda apresentará aos estudantes um vídeo institucional promovido pelo Superior Tribunal Eleitoral de Minas Gerais, no intuito de reforçar as informações adquiridas. Para a diretora Andréia Helena Rocha projetos como estes desenvolvidos, eleva o exercício da cidadania, o acesso a outras plataformas de conhecimentos, garantindo o progresso social por meio de uma educação de qualidade.



Um comentário:

  1. Parabéns!!!Amei o projeto e vou querer copiar...Excelente trabalho...Aldieres como sempre inovando!!! Admiro demais sua capacidade e seu esforço!!!Continue assim...Tenho certeza que essas crianças nunca esquecerão esta aula...

    ResponderExcluir

Ola! Bem vindo a nossa seção de comentários. Sua opinião é de grande vália, pois ajuda a fomentar as informações retradas.

Pra comentar é simples: Na opção "Comentar como", marque uma das alternativas, se você não se enquadrar em nenhuma, marque anônimo. Só não deixa de participar!