Os alunos da Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira, visitaram no dia 28 de junho o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. O grupo foi ao Instituto para aprender técnicas e práticas de higienização utilizadas na preparação de alimentos e na criação de animais.
Orientados pelas professoras Maria Olímpia de Oliveira Gomes e Anésia Adriana Gomes Silva, a turma do 4º ano do ensino fundamental conheceu a Agroindústria. O grupo foi acompanhado pela coordenadora pedagógica Lucília Maria Alves. Já os alunos dos 5° anos foram acompanhados pelas professoras regentes Adriana Monteiro Terra e Elvira América Rodrigues da Silva e pelo professor de informática Aldieres Welington Batista, para visitar as seções de criação dos animais, como a Avicultura e a Caprinovinocultura. “Essa atividade faz parte do projeto ‘Sanitaristas Mirins’. A intenção é conhecer o Instituto Federal no que diz respeito à área sanitária, já que estamos desenvolvendo na escola iniciativas para conscientizar pais e alunos sobre técnicas e hábitos de higiene no cuidado com animais domésticos”, explicou a professora Adriana.
O projeto é voltado para alunos que residem na zona rural e é desenvolvido em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Especialistas do órgão vão à escola para falar sobre a importância da higienização no trato com animais domésticos e no preparo de alimentos como leite e café. De acordo com a médica veterinária Luzia Adão e Silva, o objetivo é disponibilizar informações sanitárias agropecuárias para promover mudanças cognitivas nos professores e alunos do ensino fundamental de escolas estaduais e municipais, gerando novos comportamentos a longo prazo, principalmente no que se refere à sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar.
No campus Muzambinho, os alunos tiveram a oportunidade de ver na prática como esses procedimentos são feitos. “Os pais fazem o abate do frango sem o processo de higienização correto, o que pode gerar problemas de saúde. Queremos mostrar como levar os produtos da zona rural adequadamente para a cidade, mantendo práticas recomendadas pela vigilância sanitária”, afirma a professora Adriana. Com a visita ao Instituto Federal, os alunos farão agora uma exposição de trabalhos, na qual mostrarão as técnicas e práticas conhecidas em Muzambinho. “Estamos tentando valorizar o que eles têm. Conscientizar a criança e fazer com que ela leve isso até a sua família” pontua a professora Adriana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ola! Bem vindo a nossa seção de comentários. Sua opinião é de grande vália, pois ajuda a fomentar as informações retradas.
Pra comentar é simples: Na opção "Comentar como", marque uma das alternativas, se você não se enquadrar em nenhuma, marque anônimo. Só não deixa de participar!