Professora Adriana no Semeando 2010


A professora Adriana Monteiro Terra, foi uma das vencedoras do Programa Semeando: Integração campo-cidade 2010. A conquista do título “Melhores experiências pedagógicas, categoria A”, se deu por meio do trabalho desenvolvido na Escola Municipal Arlindo Silveira, do município de Alfenas/MG. Por meio deste espaço de divulgação, dos trabalhos da Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira, toda a equipe da instituição, sejam os da área pedagógica, do apoio técnico e dos auxiliares de serviços, cumprimentam e parabenizam a professora Adriana Monteiro Terra, pelo trabalho desenvolvido, pela classificação conquistada no programa e pelo destaque técnico de tudo o que desenvolve. Aos nossos leitores, gostaríamos de reforçar, que a professora Adriana Monteiro Terra, também soma no casting de nossa unidade de ensino, e é um dos grandes nomes confirmados pra 2011. A Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira não somente tem um ensino voltado para a qualidade, como também conta com uma equipe de trabalho, reconhecida em toda Minas Gerais.

Abaixo a integra da matéria de divulgação do projeto: “Rural e Urbano: caminhos que se complementam.
   

A partir do pressuposto que “a escola, como instituição formadora de cidadãos comprometidos, deve trabalhar conteúdos significativos e relacionados com suas realidades”, a professora Adriana Monteiro Terra viu no tema do Programa Semeando 2010 uma grande oportunidade de trabalhar a compreensão das interdependências entre o campo e a cidade, considerando o contexto no qual está inserida sua escola.

Com uma proposta reflexiva sobre o uso dos recursos naturais, a professora desenvolveu atividades diversificadas, como leitura e produção de textos, pesquisas e elaboração e interpretação de gráficos e tabelas. Organizou também um debate sobre as implicações da exploração do meio ambiente, socializando os resultados através de relatório.

A partir dos conhecimentos prévios dos alunos, a professora desenvolveu atividades que favoreceram a percepção crítica na caracterização dos ambientes rural e urbano, evidenciando as facilidades e dificuldades que cada uma dessas realidades apresenta.


A escola onde trabalha a professora Adriana Terra é rural e por este motivo as crianças precisavam conhecer melhor o ambiente urbano. Fizera uma visita à cidade e, na oportunidade, investigaram a cadeia produtiva de alguns alimentos, identificando a relação campo-cidade.

Outra importante iniciativa foi à realização de entrevistas com produtores rurais que vivenciaram a agricultura em diferentes épocas. Durante a entrevista, foram discutidas e comparadas técnicas agrícolas, modos de cultivo e a diversidade das propriedades rurais.

Por se tratar de uma região cafeeira, o café foi também tema de discussão e pesquisa. Através de palestras técnicas, os alunos aprenderam os cuidados necessários ao plantio e investigaram os aspectos relativos à preservação do ambiente. Em visita a uma fazenda de café, observou-se, na prática, o aprendizado adquirido.


As atividades foram desenvolvidas de forma crítica e prazerosa. O relato da professora revela o grande entusiasmo dos alunos, fato que ela atribuiu à proximidade do tema do Programa Semeando da realidade dos alunos, que são, em sua maioria, filhos de agricultores. Percebe-se ainda, nessa proposta, a intenção de provocar mudanças nas concepções e posturas, ampliando os conhecimentos e resgatando valores.

Texto extraído, da revista de divulgação: “Programa Semeando: integração campo-cidade – Melhores desenhos, redações e experiências pedagógicas 2010, Melhores experiências pedagógicas, categoria A, I e II ciclos e educação especial, página 71.

Projeto de recuperação contínua


 
O projeto de recuperação abrange e preocupa em atender as dificuldades dos alunos, com o objetivo  de  que dominem informações, descubram conhecimentos e valores, que despertem  interesse em aprender a argumentar  e, a compreender  através de atividades desafiadoras, propositoras e que estimulem   descobertas  que os envolva em condições  de espectador, em busca de um papel dinâmico de protagonista de seu processo de crescimento, construção de  conhecimentos  transdisciplinares   na  qual  a aprendizagem é construir fazendo (teoria  e  prática).

O projeto  prioriza  qualidade  e não  quantidade, permitindo a filtração e organização   verdadeira de informações contemporâneas e, que os ajude a estruturar seus pensamentos em situações de aprendizagem,  aprendendo não só para  enxergar o mundo, mas um  olhar que se aperfeiçoe no falar e na sutileza,   para as descobertas  e assim movimentar com segurança no agir do dia a dia.   
 

Dessa forma e possível que registrem fatos, argumentos que levem discutir e contextualizar  os instrumentos de compreensão  para melhor viver a vida e usá-los  para o além   do dia  seguinte. Os resultados foram satisfatórios, cada um de seu modo progrediu nos seus limites. A aprendizagem integral os estimulou na teoria e na pratica, num  espaço  lúdico e cognitivo, instigando as competências e habilidades individuais.                                                                                                          

A emoção no fim de ano



Fim de ano, e despedida dos alunos dos 5° anos. A professora Selma Pereira Sales Rodrigues desenvolveu uma peça teatral, junto com alunos do 5° ano da professora Elvira. Depois da dramatização, houve a declamação conjunta de um poema, escrito pelos próprios alunos, durante as aulas de biblioteca. Ao fim a despedida dos alunos, a todos os funcionários da instituição, com votos de um feliz 2011, e como diria o rei, “são tantas emoções”.

Premiação aos maiores leitores



Na Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira o incentivo à leitura não para. Finalizando o ano letivo, a professora Selma Pereira Sales Rodrigues, premiou um aluno de cada sala, que no decorrer do ano leu o maior número de livros. Os alunos premiados ficaram radiantes.

Alunos do 4° ano homenageiam bibliotecária


 
Alunos do 4° da professora Anésia produziram um livro de reconto de fábulas e homenageou a professora da biblioteca Selma Pereira Sales Rodrigues.

Na produção do livro houve integração alunos e aulas de vídeo através do site do Sistema Aprende Brasil, do grupo Positivo de Educação, onde os alunos assistiam as fábulas e em sala de aula junto com a professora faziam o reconto oral e posteriormente por escrito.

Para finalizar, na montagem do livro fizeram a capa e contracapa, a dedicação e o sumário do livro. E finalmente entregaram o livro a bibliotecária.