De acordo com os Parâmetros Curriculares (PCN’s), a Educação Ambiental deve estar presente em todas as fases do aprendizado de forma articulada. Educar para práticas ambientais de pequenas proporções físicas, porém, obtendo grandes resultados, mudando assim, conscientemente o modo de agir em casa, na comunidade escolar e principalmente mudar o mundo, contribuindo para a sustentabilidade. Dentro desta ótica, a professora Adriana Monteiro Terra (ganhadora do projeto Semeando - Integração Campo-Cidade 2010 no eixo “Melhores experiências pedagógicas, categoria A”) trabalhou com os alunos dos 5° anos, o tema da Campanha da Fraternidade de 2011 – “Fraternidade e vida no planeta”. Ao som da canção: “Salve, ó Cristo obediente”, música tema da campanha, os alunos dramatizaram os momentos, da criação até os dias de dores do parto.
Projeto de Educação Sanitária
A Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira, município de Alterosa esta trabalhando com o Projeto “A Educação Sanitária no dia a dia dos alunos: Descobrindo a Agropecuária na escola. O projeto foi firmado em parceria com a Secretaria de Educação, a escola e o IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária e será desenvolvido num período de 5 meses abordando temas do dia a dia dos alunos da Zona rural como: As doenças dos animais, a febre aftosa, os alimentos, a saúde dos vegetais, o meio ambiente, o lixo reciclado, os vegetais, etc. O projeto visa à formação de sanitaristas mirins, que após estudar sobre os temas irá desenvolver atividades de classe e fora da classe como visitas a fazendas, laticínios, centrais de recolhimento de embalagens de agrotóxicos, etc. Os alunos repassarão os conhecimentos adquiridos na escola para os pais, irmãos amigos e vizinhos.
A inclusão da Educação Sanitária no dia a dia dos alunos implica em promover o desenvolvimento e a participação efetiva da criança nesse contexto, provocando discussões com pensamentos ativos e críticos, o que desencadeiam iniciativas valiosas junto a seus familiares despertando-a para o mundo que a rodeia. As crianças influenciam seus pais, com mudanças positivas de comportamento, a partir dos conhecimentos adquiridos na escola.
A Escola diante da nova realidade poderá ajudar a desenvolver o potencial latente das crianças, principalmente as do meio rural, para que, quando adultas, possam ter vontade, autoconfiança e capacidade para ingressar na atividade agropecuária, despertando o gosto pelo meio rural, suas formas de subsistência evitando assim sua migração para os grandes centros.
Fantoches nas aulas de biblioteca
Na aula de biblioteca os alunos dos 1º anos manusearam os fantoches dando nomes e falando sobre o que mais gostavam de fazer.
Informática na escola
Não há mais como negar: os computadores chegaram para ficar. Inicialmente peças esquisitas nos filmes de ficção, essas máquinas foram invadindo aos poucos nosso dia-a-dia, e, de forma definitiva, ganhando terreno. Cada vez mais populares, menores, baratas e poderosas, começamos a vê-las inicialmente nos bancos, depois nas lojas, nos supermercados, em casa e, finalmente,... na escola!
Na Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira os alunos do 1° ano os alunos já estão se familiarizando com a máquina. O professor Aldieres Welington Batista deu liberdade aos pequenos, no entrosamento com a tecnologia. Durante todo o ano letivo, diversas atividades interdisciplinares serão desenvolvidas, com a finalidade de reforçar o aprendizado e apresentar ao educando o lado pratico da informação.
Marcadores:
Informática
Mais tempo para o conhecimento
Trabalhar com Língua Portuguesa é um universo de textos, informações, criatividade, fantasia e realidade.
Língua Portuguesa nas series iniciais é uma descoberta, aprendizagem, troca de experiências. E quando cada criança vai descobrindo as letras sílabas, palavras e enfim, textos. É maravilhoso, gratificante.
É preciso insistência, muita troca, às vezes pouca pressa porque cada aluno desenvolve de uma maneira diferente do outro. Até que um brotinho aponta, folhinha, flores e enfim, os frutos, formando assim, uma árvore completa e, assim, dando alegria, satisfação ao professor de qualquer disciplina ou série.
Objetivos:
- Identificar diferentes tipos de letras;
- Diferenciar letras de outros tipos de símbolos;
- Formar frases e textos com sequência e pontuação adequada;
- Reconhecer diferentes gêneros textuais;
- Ler e interpretar diferentes textos.
Professora recuperadora de Língua Portuguesa: Eunice Imaculada Terra Silva
“A matemática como todas outras disciplinas tem seu valor e completa as idéias com as demais”.
Lembre-se que a concepção que atribui ao ensino de matemática, desempenha o importante papel de desenvolver a capacidade de investigar idéias matemáticas, resolver situações problemas, formular e testar hipóteses, de induzir, deduzir, generalizar e inferir resultados. Dessa forma o aluno terá competências necessárias para compreender conceitos, linguagens e desenvolver raciocínios e algoritmos próprios, bem como aprender algoritmos escolares e linguagens formais, entendendo a necessidade de buscar coerência em seus cálculos e raciocínio e de comunicar e argumentar suas idéias com clareza.
“Some amigos, multiplique idéias”.
Professora recuperadora de Matemática: Maria Aparecida Ruela da Silva
Assinar:
Postagens (Atom)