Democracia no nome da biblioteca



Aproveitando a reta final das eleições, a bibliotecária Selma Pereira Sales Rodrigues promoveu, no dia 29 de setembro, uma votação para a escolha do nome da biblioteca da escola.

Tal atividade contou com a colaboração dos professores, que sugeriram, primeiramente, nomes de alguns escritores, nos quais se destacaram: Cora Coralina, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Victor Hugo, Machado de Assis e Manuel Bandeira.

Para que os alunos tivessem conhecimento da vida e obra de tais escritores, foi lida a biografia de cada um.

Por meio desta atividade, as crianças tiveram a experiência de como era realizada a votação antigamente, pois esse processo acontecia através das cédulas de papel. Elas receberam uma cédula onde marcariam um X no nome do escritor, que mais lhe agradasse e, logo em seguida, dobrariam a cédula, depositando na urna o seu voto.

Os alunos participaram com grande interesse deste ato democrático. 


Após o término da votação foi feita a contagem dos votos, sendo Vinícius de Moraes, o vencedor.

Formação continuada da equipe pedagogica


Toda instituição necessita contar com profissionais bem preparados  e  atualizados. Portanto, uma vez por mês toda equipe pedagógica da Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira, sob coordenação da pedagoga Lucília Maria Alves, realiza momentos (quatro horas ) para estudar refletir e discutir sobre a prática pedagógica.

Os temas abordados e mais relevantes são:
-Legislação pertinente à Educação – LDB;
-Resolução 1086 de 16/04/2008 ; que institui o Ensino Fundamental de Nove Anos;
-Cadernos do CEALE – (CENTRO DE ALFABETIZAÇÂO , LEITURA E ESCRITA);
-Guias do Alfabetizador ;
-Boletim  Pedagógico ;
Artigos Específicos em Educação;
-Filmes Educativos da TV Escola :
-Alfabetização e Letramento : os  desafios contemporâneos ;
-O que é ser alfabetizado e letrado ?
-Para Ser Cidadão da Cultura  Letrada


Para Piaget,  toda teoria é constituída num cenário cultural , nunca por um teórico individual .A teoria  é o produto de estudos de educadores comprometidos com o seu trabalho ,das  suas reflexões e experiências.

Visita: Alunos do 2° na horta comunitária


Com um trabalho de conscientização sobre educação ambiental e a importância de uma alimentação saudável à base de produtos orgânicos, a professora Sirlene levou os alunos do 2° ano, na horta comunitária. Lá por meio da observação e entrevistas com os funcionários, os alunos conheceram, como é processo de formação de mudas, de plantio, os cuidados, para que os alimentos se desenvolvam de modo saudável, além da colheita e do preparo.

Projeto: Tecnologia a serviço da democracia



Em ano eleitoral a Escola Municipal Professora Ivone Martins Faloni Ferreira, de Alterosa investiu no conceito e na prática de democracia. Em sala, os professores trabalharam através de projetos a importância do voto e as funções de cada cargo eletivo. O professor de informática Aldieres Welington Batista levou para o laboratório, a temática tecnologia a serviço da democracia, onde os alunos tomaram conhecimento, que o software projetado, para uso das urnas eletrônicas, utiliza o sistema de código aberto, representando economia aos cofres públicos. Foi trabalhado neste projeto, que nessas eleições de 2.010, algumas cidades brasileiras farão o uso da biometria, que representa a votação por meio da impressão digital do eleitor, sendo a garantia de maior transparência e segurança na identificação da pessoa que esta votando. O uso da biometria é  mais uma inovação que esta sendo implantada no moderno sistema eleitoral brasileiro. Como parte pratica do projeto, os alunos da escola participaram de uma simulação educativa de votação. Daiane Cristina dos Santos, Yara Fernandes Cabral e Rafael Rodrigues Prado técnicos do Cartório Eleitoral de Areado, orientaram com relação ao uso da urna eletrônica. A escola ainda apresentará aos estudantes um vídeo institucional promovido pelo Superior Tribunal Eleitoral de Minas Gerais, no intuito de reforçar as informações adquiridas. Para a diretora Andréia Helena Rocha projetos como estes desenvolvidos, eleva o exercício da cidadania, o acesso a outras plataformas de conhecimentos, garantindo o progresso social por meio de uma educação de qualidade.



Cívismo no 07 de setembro


7 de setembro – Independência do Brasil.

Uma data marcante para a História do nosso país, realmente não pode passar despercebida frente as nossas crianças e aos nossos jovens, futuros cidadãos.

Assim, a escola como promotora de saberes deve proporcionar a seus alunos diversos conhecimentos a cerca dos temas cívicos tão esquecidos nos dias atuais.


Nossa escola participou das apresentações referentes ao dia 7 de setembro cantando o Hino da Independência.

E, os alunos do 4° ano em estudo de diversos gêneros textuais, produziram poemas demonstrando seu amor pela pátria, como exemplo dos alunos: Henrique de Paula Corrêa Souza e Thiago de Ávila Martins.

Poema: Coração verde e amarelo
Autor: Henrique de Paula Corrêa Souza

Apresento meu Brasil
Brasil verde e amarelo
Com paisagens maravilhosas
E grandeza de amor eterno

Eu amo meu Brasil
Brasil de Inspiração
Com tanta beleza assim
Me orgulho desta nação

Existem várias belezas
Belezas que não têm iguais
Vamos agora conhecer
As belezas nacionais

Temos o pão de açúcar
Uma de nossas belezas
Com o sol iluminando
Abençoando a natureza

Temos o Rio São Francisco
Com suas águas transparentes
Trazendo muita fartura
E alegrando toda gente

Temos nossas matas
Mais uma de nossas belezas
Que protege os animais
Da força da natureza

Temos que proteger,
Proteger a natureza
Se o homem não muda
Destruiremos nossas riquezas

Agradeço sempre a Deus
Por tanta perfeição
Esse é o meu Brasil
Que mora em meu coração


Poema: As maravilhas do nosso Brasil
Autor: Thiago de Ávila Martins

Que maravilha de natureza
Expandindo sua beleza
E com alegria que vivo neste país tropical
Terra do carnaval

Amazônia coração da nossa nação
Onde há verde, água e população
Onde correm os rios
E passam navios

Que lindo ver a primavera florida
Deixando a natureza colorida
Como é bom ver o litoral
E o imenso Pantanal